Quando a ansiedade se torna um problema?
- agathamontenegro

- 10 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2022
Saiba diferenciar quando a ansiedade é considerada normal e quando está na hora de buscar ajuda profissional.

A ansiedade é uma reação natural diante de situações que possam provocar medo, dúvida ou expectativa. É um mecanismo de defesa que tem como função nos preparar da melhor maneira para possíveis situações que podem ser consideradas "ameaçadoras" para nós. É a ansiedade que nos dá a capacidade de optar por estudar mais para uma prova daquela matéria que você não tem tanta facilidade, de olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua e de escolher caminhar por uma rua mais iluminada e movimentada ao invés de uma rua escura e isolada. Percebe que a ansiedade tem uma função essencial na nossa vida? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Porém, essa mesma ansiedade se torna patológica quando é exagerada ou desproporcional a situação, afetando a qualidade de vida, conforto emocional e o desempenho ocupacional/acadêmico do indivíduo, podendo este ter crises de pânico e até mesmo desenvolver outros transtornos.
Veja bem, é normal que você se preocupe com uma prova cuja matéria você não tem tanto conhecimento, mas não é normal que você sinta medo e preocupação intensa em relação a uma prova, mesmo tendo estudado, prestado atenção as aulas e até tenha um bom histórico nas provas da mesma disciplina.
Assim como é normal que você tenha preocupação em ser assaltado e por isso, opte por caminhar em uma rua mais movimentada e iluminada, mas não é normal que esse medo e preocupação sejam permanentes, independente de qualquer cuidado que você tenha e menos ainda que chegue até evitar a sair de casa por isso.
O transtorno de ansiedade é um desajuste em uma função do nosso cérebro que pode ser causado por inúmeros motivos. Pode ocorrer devido a um trauma ou ser desenvolvido aos poucos em decorrência de excesso de situações estressantes na história e experiência da pessoa. Além disso, costuma estar muito relacionada ao desenvolvimento de crenças (visão de mundo e de si mesmo) de cada um, mas isso é assunto pra outro post.
Então pode estar na hora de buscar avaliação e acompanhamento psiquiátrico e psicológico quando:
A ansiedade afeta negativamente a sua vida social, profissional e/ou acadêmica.
Você passa boa parte do seu tempo tentando evitar as situações que te fazem se sentir ansioso.
Afeta seu sono, apetite e o funcionamento do seu organismo.
Te gera algum grau de sofrimento
Te paralisa diante de problemas que precisam ser resolvidos
A ansiedade se torna frequente, intensa e te prejudica nas atividades do dia a dia.
Se você se identifica com isso, não hesite em buscar acompanhamento profissional.
Inscreva-se no blog para receber mais conteúdos como esse!
Um abraço da psi!




Comentários