top of page
Buscar

A ansiedade é individual

Atualizado: 27 de nov de 2022

Cada pessoa tem uma história com a ansiedade. Qual é a sua? Vamos descobrir juntos!






A ansiedade pode ser vivenciada de diversas maneiras a depender de cada pessoa. Pode ter diversas causas e formas diferentes de manifestação. A maneira como ela surge pra você está muito ligada a sua história de vida, suas experiências, sua relação consigo mesmo, suas crenças e interpretação de mundo. A ansiedade pode se manifestar por sintomas físicos, sintomas psicológicos e comportamentais e outras condições de saúde que não são diretamente causadas pela ansiedade, mas são relacionados de alguma maneira.


Além disso é importante levar em conta as características individuais de personalidade. Uma pessoa pode ter uma personalidade mais ou menos ansiosa desde a infância, ou desenvolver um quadro de ansiedade que não faz parte de sua personalidade. Essas características são o que chamamos de ansiedade traço e ansiedade estado, respectivamente


A ansiedade como um traço é uma característica individual de personalidade. Naturalmente desde sempre, a pessoa reage as situações estressantes com mais ansiedade. Já a ansiedade estado é aquela ansiedade transitória, passageira, geralmente voltada para situações específicas.


Sendo assim, é comum que uma pessoa com maior nível de ansiedade traço apresente também um maior nível de ansiedade estado, frente a situações que representam alguma ameaça.


Com todas essas possibilidades, é preciso entender como a sua ansiedade foi construída. O que na sua vida causou e contribuiu para o surgimento e manutenção da ansiedade, quais os seus gatilhos, como e quando ela se manifesta. Dessa forma você está a um passo de compreender o que acontece contigo e aprender a lidar de forma mais saudável e funcional para ter uma vida melhor.


Para te ajudar a entender um pouco mais, pegue um papel e caneta e responda as seguintes perguntas:


1) Quais são os sintomas de ansiedade que você apresenta?


2) Há quanto tempo você apresenta esses sintomas?


3) A ansiedade esteve presente na sua infância mesmo que de forma mais tranquila?

* Se sim, como era? Era mais ou menos intenso do que hoje?

*Se não, em que momento da sua vida ela se desencadeou?


4) A ansiedade é uma forma de nos proteger de situações ameaçadoras, sejam elas reais ou imaginadas. Quais são as situações consideradas ameaçadoras pra você?

*Pense em quais situações a sua ansiedade costuma aumentar. Se não souber ou se você sente que ela vem do nada, tire alguns dias para observar em quais contextos ela surge. O que tem em comum nesses momentos? É uma preocupação, um pensamento, é um medo, uma pessoa, um desafio? Nem todas as vezes você vai conseguir identificar sozinho, mas anote o que conseguir.


Fez um pouco de sentido pra você?


Esse é só o primeiro passo. Se observe, conheça seus sintomas e seus gatilhos. Se perceber que é tudo muito difícil pra você, você sempre pode iniciar a psicoterapia, combinado? Clique aqui para conhecer meu trabalho e agendar uma sessão.


Inscreva-se no blog para receber mais conteúdos como esse!


Com carinho, um abraço da psi!



 
 
 

Comentários


bottom of page